GLNP - Maçonaria Regular

9 de mar de 2009

Mensagem do Presidente do Conselho de Fundadores | 09.03.2009 | Grande Loja Nacional Portuguesa

Mensagem do Presidente do Conselho de Fundadores | 09.03.2009 | Grande Loja Nacional Portuguesa

Hoje é um dia memorável para os maçons regulares e tradicionais portugueses.

Se a Grande Loja já era uma realidade, foi no dia 9 de março do ano 2000 que nos registos portugueses ocorreu a escritura pública, marcando desta forma a data que hoje comemoramos. Trata-se efectivamente de um registo profano, mas repleto de significado. Tratou-se do registo profano da primeira Obediência Regular e Tradicional em Portugal.

Pela importância da data, escrevo esta prancha. Pela importância da sua presença na Obediência, justifico com a alma e o amor fraternos esta mensagem. Que este espaço iniciático que herdámos, continue a ser para todos e para Si, em especial, a maçonaria iniciática e tradicional, da fraternidade maçónica, reconhecida internacionalmente pelos Organizações congéneres.
 

O Rito Escocês Antigo e Aceite que praticamos em exclusivo, considera-mo-lo um rito iniciático racional. Não devemos assim, em qualquer circunstância, ultrapassar as etapas básicas para uma formação do Rito Escocês Antigo e Aceite de forma lenta e progressiva.
 

Na Maçonaria que praticamos, os nossos maçons também não confundem Tradição com Conservadorismo, da mesma maneira que não confundimos Espiritualidade com Religião, Modernidade e Modernismo. Em breve, gostaria que aprofundássemos estes temas, que estão enquadrados na frase que apresentamos no nosso site e que aqui replico: «Uma abordagem regular e tradicional no centro das questões contemporâneas».

Hoje, é dia para que façamos um brinde a Si, pelo que lhe desejo um dia bom, repleto de amizade e fraternidade e coloco-me à sua disposição para todos os esclarecimentos que entenda formular.

Que o amor fraterno prevaleça nos nossos corações. Por Si, por Nós!

Álvaro Carva

Presidente do Conselho de Fundadores da Grande Loja Nacional Portuguesa | 09.03.2009

#Ano2009 #ÁlvaroCarva