top of page
Grande Loja Nacional Portuguesa - Maçonaria Regular e Tradicional em Portugal
Grande Loja Nacional Portuguesa - Maçonaria Regular e Tradicional em Portugal

BEM-VINDO ao site OFICIAL da Grande Loja Nacional Portuguesa

 

A Grande Loja Nacional Portuguesa é uma Ordem Maçónica que irradia para o Mundo, a partir do interior.

Esta afirmação tem evidentemente dois sentidos. Um mais administrativo e um outro, mais profundo, espiritual.

​Quanto ao administrativo o sentido é fácil e direto: a GLNP tem a sua sede em Bragança, no Norte de Portugal. Nem por isso fica limitada ao território do interior do País, tendo ligações estáveis e firmes por todo o país e por todo o mundo. Por isso irradia do interior [de Portugal] para o Mundo, sendo uma Grande Loja de vocação marcadamente universal e universalista.

​O local onde se encontra sediada não é, porém, o mais relevante, o que nos leva ao segundo sentido o qual é, de longe, o mais importante para nós. Um Maçon da Grande Loja Nacional Portuguesa caracteriza-se pela vontade que o levou a procurar-nos, a bater à porta do Templo, pela introspecção e reflexão que fez nos momentos iniciais do seu caminho, que lhe abriu definitivamente o mapa para o interior da Terra. É o sentido espiritual que descobre em si mesmo e através de si mesmo que o distingue enquanto iniciado, de outros que, passando pelo mesmo processo, não estão ainda preparados para atingir, ou sequer, perceber.

​O caminho iniciático que então começou a percorrer, a sua persistência nos obstáculos que foi encontrando, a mão amiga em que confiou para os ultrapassar, é o maior tesouro de um Maçon da Grande Loja Nacional Portuguesa. O percorrer deste caminho nada tem, nem nada pede, de radical, ou de tristonho, ou de flagelação física ou moral. É um caminho com muitos momentos de satisfação pessoal, de tranquilidade e felicidade, que em nada se intromete em questões religiosas e políticas. É apenas um compromisso pessoal que exige os sacrifícios próprios do Homem que se compromete consigo próprio a ser mais perfeito. E fá-lo completamente integrado na sociedade de que faz parte.

​Num mundo cada vez mais afastado dos valores humanistas, sem linhas definidas, onde o esforço, o trabalho, a seriedade e o sentido de justiça estão arredados, a descoberta e o seguimento de um caminho espiritual, iniciático, porque temperado de amor fraternal, fará com que a luz da espiritualidade irradie do interior do Maçon da Grande Loja Nacional Portuguesa para a Sociedade, tornando esta melhor, mais equilibrada e mais humana.

XIV Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa,

João Pavão

bottom of page