top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

Com alegria e solenidade, partilhamos o relato da consagração do Templo na nova Sede Social da Grande Loja Nacional Portuguesa, em Bragança, no dia 25 de novembro de 2023.


Este documento que vamos apresentar do Muito Respeitável Grão-Mestre é um testemunho marcante que celebra a realização de um objetivo significativo, fortalecendo os laços entre o passado, o presente e o futuro da nossa Obediência.


Junte-se a nós nesta crónica que destaca momentos de liderança, inspiração e homenagens tocantes, representando a continuidade da tradição maçónica da GLNP.


Consagração do Templo: Uma Noite Histórica.


Testemunhámos com júbilo no glorioso dia 25 de novembro de 2023 passado a consagração do Templo da nova Sede Social da Grande Loja Nacional Portuguesa, em Bragança.


Este momento solene não apenas registou a concretização de um objectivo ambicioso mas estamos certos que representou também um importante elo de ligação e continuidade entre o passado glorioso, o próspero presente e o futuro brilhante que aguarda a nossa amada Obediência.

Na qualidade de XV Grão-Mestre fiz-me acompanhar por uma comitiva composta pelo Assistente do Grão-Mestre para as Relações Internacionais, pelo Primeiro Grande Vigilante, pelo Grande Secretário Geral e pelo Grande Tesoureiro emprestando ao momento toda a importância e solenidade devidas, refletindo assim o compromisso de Todos e uma liderança presente que, estou certo, impulsionarão as nossas jornadas futuras.

Lembramos com respeito e gratidão a enriquecedora palestra proferida pelo II Grão-Mestre da GLNP (2000 a 2005) sobre a comemoração do Tricentenário das Constituições de Anderson, as suas palavras ecoam ainda na nossa memória relembrando-nos da nossa herança Maçónica e reafirmando a importância da preservação da nossa Tradição e Regularidade.

Esteve presente também neste importante evento, facto que muito nos honrou, o XIII e XIV Grão-Mestre da GLNP (2019 a 2023).

Neste dia tão especial tivemos ainda a oportunidade de participar na Cerimónia de Iniciação de mais um Irmão da nossa Augusta Ordem, sejas bem vindo.

Por fim, prestámos uma justa e sentida homenagem ao Muito Respeitável Irmão Fernando Reis, Maçon fundador e um dos principais impulsionadores da GLNP, a sua dedicação e visão foram fundamentais para moldar o caminho que trilhamos ainda hoje, estou certo que o seu legado e memória permanecerão vivos em cada pedra desta nova Sede.

É nosso desejo que este Templo recém-consagrado seja mais do que simples paredes de pedra, esperamos que seja um símbolo da Fraternidade e que possa assim unir ainda mais todos os Irmãos da Grande Loja Nacional Portuguesa.


Possa a GLNP continuar a trilhar o caminho do sucesso, guiada pelos Princípios Maçónicos Regulares e Tradicionais de ”mãos dadas” com a sabedoria, o amor fraterno e a busca pela verdade.


Que o futuro desta nobre Instituição seja tão luminoso quanto as estrelas que nos iluminaram na noite memorável de 25 de Novembro passado, possa também a Grande Loja Nacional Portuguesa inspirar não apenas os Maçons mas todos aqueles que anseiam por um mundo mais justo, tolerante e pacífico.


Assim, neste dia histórico, consagrámos não apenas um Templo, honrámos também um legado que ecoará através dos tempos, que a Grande Loja Nacional Portuguesa prospere, cresça e possa ser também para Vós um ponto de Luz nesta jornada Maçónica.


コメント


bottom of page