top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

Por incumbência do M∴ R∴ G∴ M∴ Nuno Tinoco, comunico:


No passado dia 23 de Setembro celebrámos juntos a minha nomeação para o Grão-Mestrado da Grande Loja dos Antigos Livres e Aceites Maçons de Portugal / Grande Loja Nacional Portuguesa, celebremos agora outro momento especial desta jornada cósmica que é o Equinócio de Outono.



Este evento astronómico marca o equilíbrio entre a luz e a escuridão, é neste momento que o dia e a noite têm a mesma duração, é um momento de transição, de reflexão sobre a passagem do tempo e sobre os ciclos da natureza que nos cercam.

Na Maçonaria, somos ensinados a olhar para o mundo ao nosso redor e a encontrar lições profundas nas coisas mais simples.

O Equinócio de Outono recorda-nos da importância do equilíbrio nas nossas vidas, da necessidade de harmonizarmos os nossos esforços e os nossos propósitos.

Assim como a natureza encontra o seu equilíbrio nesta época do ano, também nós Maçons devemos procurar o equilíbrio entre as nossas responsabilidades familiares, profissionais e maçónicas.



A Maçonaria, ao longo dos séculos, tem sido um pilar de conhecimento e sabedoria, um refúgio para aqueles que procuram a verdade e a paz espiritual, através dos nossos rituais e símbolos somos guiados nessa busca constante pela luz interior, pelo entendimento mais profundo de nós mesmos e do mundo que nos rodeia.

Assim, como o Equinócio de Outono nos lembra da passagem do tempo e da inevitabilidade da mudança, também a Maçonaria nos recorda acerca da necessidade de evolução pessoal, devemos estar dispostos a deixar para trás o que não nos serve mais assim como as árvores e plantas deixam cair as suas folhas no Outono.

Devemos estar, pois, abertos à renovação e ao crescimento constante, sempre em busca da perfeição moral e espiritual. Os nossos rituais e cerimónias Maçónicas são repletos de simbolismo, e é através da contemplação desses símbolos que encontramos lições profundas sobre a vida, a morte e o propósito Humano.


À medida que celebramos este Equinócio de Outono, podemos reflectir também sobre a jornada do Sol, que a partir de agora começará a declinar gradualmente, cedendo lugar às noites mais longas, isso recorda-nos que, mesmo nos momentos mais sombrios das nossas vidas há sempre a promessa de um novo amanhecer, de uma nova oportunidade para crescer e evoluir.



Resumindo, o Equinócio de Outono e a Maçonaria compartilham uma mensagem de equilíbrio, de mudança e de busca pela Luz, à medida que continuamos esta nossa jornada Maçónica, possamos nós encontrar inspiração na natureza e nos seus ciclos, lembrando-nos que, assim como o sol encontra o caminho de volta após a noite mais longa, também podemos encontrar a luz interior que nos guiará nesta nossa jornada espiritual.


Que a Luz do Grande Arquitecto do Universo nos guie enquanto procuramos a verdade e a sabedoria, não apenas neste Equinócio de Outono, mas ao longo de toda esta nossa jornada terrena.


Assim disse,


A Oriente de Portugal, 23 de Setembro de 6023 (e∴ m∴).


O Grande Secretário-Geral,


Rui Pereira


Comments


bottom of page