top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

Celebrando o Renascimento


Caros leitores do site da Grande Loja Nacional Portuguesa,


É com grande alegria que nos reuniremos, em breve, para celebrarmos o Solstício de Inverno, um fenómeno astronómico marcante que simboliza a transição entre a escuridão e a luz.


Este ano, no dia 22 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 03h27, testemunharemos o início do inverno no hemisfério norte e o florescimento do verão no hemisfério sul.


O Sol atinge a sua maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, marcando o Solstício de Inverno.


Esse será o dia mais curto do ano, apresentando-nos a noite mais longa. Contudo, é também a partir desta data que a luz começa a prevalecer sobre a escuridão, simbolizando a vitória da luz sobre as sombras, um motivo de esperança e renascimento.


Na antiguidade, os nossos antepassados reconheciam o Solstício de Inverno como um momento especial, celebrando a promessa da luz que retornava às suas vidas.


É um lembrete poderoso de que, mesmo nos tempos mais sombrios, a luz está sempre a caminho, e a esperança persiste.


A palavra "solstício" carrega consigo um significado profundo, traduzindo-se como "sol parado".


Neste momento celestial, o Sol parece pausar antes de iniciar o seu percurso de renovação.


Da mesma forma, podemos refletir sobre as nossas vidas, pausar para celebrar as nossas conquistas e prepararmo-nos para os desafios que virão.


Que o Solstício de Inverno que se aproxima seja um momento de reflexão, renovação e união fraterna.


Que a luz que começará a crescer a partir desse dia ilumine os nossos corações e mentes, guiando-nos através das estações que virão.


Com calorosas saudações maçónicas,


Nuno Tinoco

Grão-Mestre da Grande Loja Nacional Portuguesa



Comments


bottom of page