top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

A Bíblia | Grande Loja Nacional Portuguesa | Maçonaria


Podemos prescindir com boa vontade da presença da Bíblia no altar dos juramentos para substitui-la por um volume da Lei Sagrada, sem especificação?


Isto significa desconhecimento do Rito Escocês Antigo Aceite, cujas lendas temáticas, em todos os graus, referem-se a episódios da Bíblia, começando pela construção do Templo de Salomão.


Desde a sua fundação, a Maçonaria é de inspiração judaica-cristã.


Pertencemos a Lojas de S. João, como testemunha o Volume da Lei Sagrada, aberto no prólogo do 4.o Evangelho. Podemos procurar esse evangelho noutro qualquer livro sagrado, mas não encontraremos a menção dele. O único caso em que se pode tolerar a presença de outro Volume da Lei Sagrada, junto à Bíblia, é o do momento da prestação do juramento de um profano, no dia da iniciação, se pertence a uma religião diferente. Mas a presença da Bíblia é essencial, junto ao Esquadro e o Compasso, ostentando as três grandes luzes da maçonaria.


A Bíblia representa um símbolo magno do Rito Escocês Antigo e Aceite e não o livro de qualquer religião revelada, mesmo que seja a sua.


bottom of page