top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

Meus Irmãos,


Somos chegados à altura em que o dia e a noite se igualam em duração. É uma boa altura para reflexão sobre o bem e o mal que nos rodeiam e de como podemos contribuir para que os dias do bem possam definitivamente vencer as noites do mal.


Sabemos que essa eterna luta é uma realidade. Muitas vezes parece que o sofrimento presente na humanidade engole a nossa vontade de estar em paz connosco próprios e a nossa vontade de partilhar o bem. Sentimo-nos fracos, impotentes, derrotados mesmo, vergados sob o peso de ver e não conseguir ajudar. É nessas alturas que, mais uma vez, devemos mergulhar, em busca de forças, nos momentos da nossa iniciação, [...]


[...]


A maçonaria é uma arte de procurar equilíbrios. Entre a noite e o dia, porque João nos deu a conhecer que no princípio, a luz brilhou nas trevas e as trevas não se apoderaram dela. Ele, que não era a Luz, deu testemunho da Luz. O Homem Maçon também não é a Luz, mas sabe que esta existe, algures, porque lhe foi anunciada nas Lojas da cor celestial. Está enterrada nos escombros do templo e o Maçon tem obrigação de a procurar no meio das trevas que a vida lhe serve todos os dias, das guerras, das pandemias, das pragas, das secas, da fome, da frustração, da raiva, da força que tolhe os seus membros quando quer libertar-se das correntes que lhe prendem os movimentos. “...retificando-te encontrarás a Pedra Oculta” e com este achado equilibrará a balança da Justiça, da Liberdade e da Igualdade que fará a Paz reinar entre os Homens. [...]


O equinócio de março dá-nos o sinal desse equilíbrio. É a marca sempre viva de que nem sempre vencemos e há alturas em que as trevas nos engolem, mas também que sempre resistimos e resistiremos e encontraremos as Vitórias que não são nossas, mas de toda a Humanidade. O equinócio da Primavera é um sinal de Esperança.


Este mês de março é também o mês do aniversário da GLNP. São 22 anos de muito trabalho coletivo, de solidificação de objetivos e congregação de vontades. O nosso templo, [...] fruto do trabalho dos seus Mestres.


O nascimento da GLNP no mês do equinócio não é por acaso e está repleto de simbolismo, tem o significado do compromisso dos seus Maçons para com o trabalho de permanente desbaste da Pedro Bruta, da busca incessante, da esperança sempre renovada, do renascer.


Um feliz equinócio de Primavera e parabéns à nossa GLNP e a todos os seus Maçons.


João Pavão

Grão-Mestre

Grande Loja Nacional Portuguesa


bottom of page