top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

Solar dos Condes de Vinhais - Uma Pérola Arquitetónica em Mirandela

Descubra o Solar dos Condes de Vinhais, uma magnífica casa nobre em Mirandela, Portugal, com uma história rica e uma arquitetura setecentista impressionante.


Este local foi o Museu Nacional Maçónico da Grande Loja Nacional Portuguesa.

Construído no estilo "casa comprida," o edifício exibe uma planta retangular irregular, com uma fachada principal de dois pisos dividida em três seções.


A seção central é mais estreita e apresenta um frontão em cortina, adornado com o brasão da família e uma imagem no tímpano. As seções laterais terminam em frisos e cornijas.

A fachada principal é notável por seu portal de verga reta no pano central, flanqueado por pilastras toscanas, e uma janela de sacada com friso e cornija, protegida por uma grade de ferro.


Nos panos laterais, encontram-se portais de verga reta no primeiro piso e janelas de sacada no segundo.

Uma característica única é a varanda alpendrada no corpo da esquerda, sustentada por colunas coríntias.


O seu terço inferior é marcado por elegantes plintos e mísulas, com portas que conduzem ao interior.


Curiosamente, parte de uma coluna que fica no início da escada de acesso ao andar nobre é sugerida como sendo um pelourinho senhorial, com um plinto frontal adornado com um rosto zoomórfico e uma argola de ferro.

O edifício exibe uma fachada principal convexa, adaptando-se ao traçado do quarteirão e enfatizando um eixo central vertical.


A arquitetura destaca-se pela elegância dos seus detalhes, criando um contraste entre a simplicidade dos corpos laterais e a imponência da varanda alpendrada.

O Solar dos Condes de Vinhais é uma preciosidade arquitetónica que encanta visitantes com sua história e beleza.


Como o Museu Nacional Maçónico da Grande Loja Nacional Portuguesa, é um local onde passado e presente se entrelaçam, proporcionando uma experiência única.


Informações adicionais, AQUI . Trata-se de um site dos monumentos.gov (Portugal)

Comments


bottom of page