top of page

Notícias | Informações

01

PESQUISE

02

LEIA

03

PARTILHE

04

@GLNP

O Frontispício


O Frontispício das Constituições de 1723 - Uma Análise Detalhada


Gravado de forma magnífica por John Pine, o frontispício das Constituições de 1723 apresenta uma imagem de John Montagu, 2.º Duque de Montagu, Grão-Mestre em 1721, a apresentar o Rolo Constitucional e um conjunto de compassos a Philip, Duque de Wharton, seu sucessor.


Cada um deles é acompanhado pelos respetivos Grandes Oficiais.


Vestido com paramentos eclesiásticos, o Dr. Jean Theophilus Desaguliers encontra-se no extremo direito.


No pano de fundo central, enquadrado por duas fileiras de colunas, encontra-se uma imagem da passagem do Mar Vermelho. Referindo-se à fuga dos israelitas do Egito e à sua jornada através do Deserto do Sinai em direção à Terra Prometida, a imagem simboliza a redenção e a "obtenção da posse".


As colunas exibem os cinco estilos de arquitetura: Dórico, Jónico, Coríntio, Toscano e Compósito. Podem também aludir aos cinco monarcas que apoiaram a reconstrução da Catedral de São Paulo por Wren (1675-1708): Carlos II, Jaime II, Guilherme & Maria e a Rainha Ana.


No primeiro plano, entre os dois Grandes Mestres, encontra-se uma representação da 47.ª proposição de Euclides: um triângulo retângulo com o quadrado no lado oposto ao ângulo reto igual à soma dos quadrados nos outros dois lados.


O símbolo está associado à arquitetura e é usado por um Mestre Antigo de uma Loja Maçónica.


Por baixo, encontra-se a palavra grega "Eureka", uma referência à exclamação de Arquimedes "Encontrei!".


A palavra está relacionada com "heurística" e descreve técnicas baseadas em experiência e observação para a aprendizagem e resolução de problemas.


Apolo, filho de Zeus, um deus tanto na mitologia grega como na romana, é desenhado nos céus à rédea solta de uma carruagem: uma representação alegórica do sol a aproximar-se do seu meridiano.


Apolo era o deus da cura, da música e da poesia, o líder das Musas e a divindade patrona de Delfos.


A intenção é impressionar no espectador uma sensação de bem-estar filosófico, científico e espiritual, e insinuar aprovação divina.




Коментарі


bottom of page